Reitor da Universidade do Carnaval faz visita ao Carnaval de Colônia

O reitor da Universidade do Carnaval, Milton Cunha, realizou no início deste mês, uma visita ao renomado Carnaval de Colônia, o comitê mais antigo do mundo, fundado em 1823. O Carnaval, que é o maior da Europa, atrai anualmente mais de um milhão e meio de participantes.

O Comitê dos grupos carnavalescos da colônia, fizeram questão de estabelecer o contato com o Brasil e conhecer as ações que são desenvolvidas pela Universidade do Carnaval de Maricá “Recebi o convite para conhecer o comitê, que é composto por grupos carnavalescos da Colônia. Há um grande interesse em realizar um intercâmbio com a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), afirmou Cunha.

Com a proposta de estabelecer laços os culturais, Milton planeja levar o Presidente da Liesa Gabriel David, o prefeito de Maricá Washington Luiz Cardoso Siqueira (Quaquá) a primeira-dama, Gabriela Lopes e o Secretário de Cultura e Utopias, Sady Bianchin para o Oktoberfest em Munique, seguido de uma visita a Colônia.

Milton também afirmou que deverá trazer uma delegação de 40 pessoas para assistir ao desfile das campeãs no Rio de Janeiro e que será responsável por todas as estampas desse intercâmbio.
Durante sua permanência na Alemanha, Cunha teve a oportunidade de explorar diversos aspectos do carnaval local, incluindo museus e barracões de alegorias e a beleza dos 26 carros alegóricos: “É uma tradição histórica e rica que merece nosso reconhecimento. Vamos trazer toda essa tradição para dentro da nossa universidade”, disse.

O Carnaval de Colônia completou 200 anos em 2023 e a Unicarnaval está à frente da organização da delegação da Colônia para o desfile das campeãs no dia 26, no Rio de Janeiro.