UniCarnaval recebe representante do Ministério da Cultura para consolidação de parcerias

Em um importante passo para a educação técnica e o fortalecimento das competências profissionais na área do carnaval, A Unicarnaval recebeu a visita de Yuri Fraga, representante do Ministério da Cultura (MINC). O encontro teve como objetivo discutir parcerias que viabilizem o início de cursos técnicos no âmbito da UniCarnaval, que estão programados para o primeiro semestre de 2026 e, além do Reitor Milton Cunha, o Secretário de Cultura e das Utopias da Prefeitura de Maricá, Sady Bianchin, também esteve presente.

Durante a visita, o reitor explicou a importância dessa parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), que irá possibilitar a formalização dos cursos técnicos. “Para que o diploma dos cursos da UniCarnaval tenha a devida validade e reconhecimento, é essencial que seja referendado por um órgão competente, como o Ministério da Educação (MEC). Portanto, estabelecemos esse diálogo direto com o MINC e o IFF para garantir a qualidade e a credibilidade dos nossos cursos”, destacou Milton.

A escolha do IFF como parceiro vem com uma proposta sólida de oferecer também um currículo robusto e alinhado às necessidades do setor cultural e da construção civil. Além dos cursos voltados para as artes do carnaval, o encontro também discutiu a parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), visando implementar cursos como o de dobradura de concreto.

Esses cursos terão um papel fundamental no aprimoramento das habilidades de engenheiros civis, arquitetos e mestres de obras, preparando-os para a construção e recuperação de edificações que fazem parte do patrimônio arquitetônico da cidade.

O Secretário de Cultura e das Utopias da Prefeitura de Maricá, Sady Bianchin, enfatizou a visão de futuro que a administração de Maricá tem em relação à educação e à cultura. Ao recepcionar o representante, destacou que as parcerias abrem um caminho de formação profissional que não apenas prepara profissionais, mas também valoriza a cultura local, economia criativa e as tradições que fazem de Maricá um lugar único. “A presença da representação do MINC em Maricá, através do Yuri Fraga é uma maneira de reafirmar as parcerias nas políticas públicas para a cultura, conectada em uma avenida de duas mãos: a municipal e a federal. Para juntas caminharem na construção da UNICARNAVAL, investindo na economia criativa no território, fazendo a geração de renda, a formação profissional, a pesquisa e a inclusão social”, concluiu.