Design, Ferragens e materiais usados em fantasias e figurinos

CARGA HORÁRIA: 20 HORAS-AULA

A disciplina tem como objetivo compreender as escolhas de materiais a partir da construção da narrativa da fantasia como elemento compositivo setorial dentro do enredo de uma Escola de Samba. Elucidar alguns aspectos ligados a modelagem aplicada ao desenvolvimento de fantasias/figurinos, através da ergonomia do corpo humano e variações dimensionais (vertical e horizontal), por meio de estruturas adequadas ao tamanho, formato e ao peso, tais como vime, aramadas ou ferragens.

Aulas alinhadas com as análises dos materiais propostos como conteúdos teóricos e prática. Com exposição do professor de elementos e aspectos relacionados aos figurinos de carnaval nas Escolas de Samba. Dinâmica com os alunos através de debates e discussões com todos da turma. Prática analítica aplicada aos figurinos de carnaval/fantasias e de confecção de elementos de fantasia.

Identificar e distinguir as técnicas artísticas referente aos processos de criação das narrativas, bem como, as escolhas dos materiais que constituirão o design dos figurinos de carnaval. Compreender e relacionar os materiais empregados de acordo com o tema proposto para a fantasia dentro do enredo dos desfiles das Escolas de Samba.

  • O que é figurino de carnaval?
  • O que é fantasia nos desfiles de carnaval?
  • Identificação dos elementos da construção dos figurinos/fantasias.

Professora: Marcus Paulo de Oliveira

Doutorando em Design pela ESDI-UERJ, mestre pela EBA-UFRJ, com pós-graduações em Docência no Ensino Superior (Unilasalle-RJ) e Cenografia (UVA-RJ), além de MBA em História da Arte e da Cultura Visual (UCAM-RJ) e graduação em Design Gráfico (UNESA-RJ).

Pesquisador do NUDE (Design – Corpo – Tecnopolítica) e colaborador em programas de pós-graduação, é atualmente carnavalesco do G.R.E.S. Estácio de Sá, com passagens por Unidos da Tijuca, Unidos de Bangu e Acadêmicos da Rocinha. Sua trajetória inclui trabalhos em escolas como Portela, Grande Rio e Mangueira, além de experiências internacionais na Alemanha, Suíça, EUA, França e Haiti.

Participou do desenvolvimento artístico da abertura das Olimpíadas Rio 2016, responsável por 1.200 figurinos, um deles eternizado no Museu Olímpico da Suíça. Iniciou no carnaval em 1996 como figurinista auxiliar e, em 2017, recebeu Moção Honrosa da ALERJ por sua contribuição à cultura do Rio de Janeiro.

Duração: 5 semanas (todas as terças-feiras)

Data de início: 16/09/2025

Horário: 18h às 22h

Público-alvo: aberto a todas as pessoas com ensino médio completo.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS