Na última quarta-feira (6), o Carnaval do Rio de Janeiro viveu um momento histórico com a sanção dos projetos de lei que o reconhecem como uma manifestação da cultura nacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de figuras importantes como a primeira dama Janja, a ministra da Cultura Margareth Menezes e diversos autoridades, celebrou a importância dessa festividade que é, sem dúvida, o coração pulsante da cultura brasileira.
Em um dia cheio de simbolismo, o Reitor da Unicarnaval, Milton Cunha, – representante da universidade em Brasília,- destacou que o convite que recebeu do presidente Lula, pela Janja e da ministra Margareth, foi uma oportunidade não apenas para celebrar a vitória do nosso Carnaval, mas também para traçar parcerias estratégicas que podem revolucionar a formação e preparo de futuras gerações apaixonadas por essa arte. “ Sai de lá cheio de motivação pela responsabilidade que carrego como reitor da UniCarnaval. O decreto formaliza o Carnaval do Rio como patrimônio cultural do Brasil, assim como a comemoração do Dia Nacional da Axé Music, que neste ano celebra 40 anos de um movimento que enriquece ainda mais a identidade musical brasileira. Eu representei o Rio e fiz questão de destacar a relevância do Carnaval para a cultura não só do nosso estado, mas de todo o país”, declarou o reitor.
O Reitor afirmou ainda que essa parceria será estratégica para a implantação do curso técnico da UniCarnaval, um passo à frente na formação profissional da área. “ É nosso compromisso promover a educação voltada para um dos principais eventos culturais do Brasil, preparando jovens talentos para o futuro. Com o reconhecimento oficial, podemos alçar voos mais altos e garantir que a paixão pelo Carnaval e por suas diversas expressões artísticas seja transmitida às próximas gerações. A celebração do Carnaval vai além das ruas; ele é a alma do povo brasileiro e merece ser respeitado, valorizado e educado. Estamos vivendo um renascimento cultural, e é um momento em que a colaboração entre as instituições é mais fundamental do que nunca”, comemorou.