Oficina de Tecelagem de Pano da Costa “Alaká” em tear manual

CARGA HORÁRIA : 60 HORAS

Oficina de Tecelagem de Pano da Costa “ Alaká” em tear manual

Será ensinado na prática a confecção do Pano da Costa ou Alaká o qual tem a tem sua origem na tradição africana de tecelagem manual. Ao falar sobre o Pano da Costa como parte integrante da indumentária das mulheres negras é necessário reportar à vinda destes africanos para a então colônia portuguesa [Brasil] a partir de meados do século XVI, quando do evento da colonização da América.

Em num contexto cultural sócio-religioso que será situado o Pano da Costa, ressaltando a sua importância simbólica, além de pontuar o saber e o fazer do Pano da Costa, sob a perspectiva de uma arte africana introduzida no Brasil, arte esta considerada pelos africanos como sendo a personificação de uma inteligência especial, através da qual o homem aprimora seu ambiente, ou seja, o africano transforma materiais comuns em coisas de valor, utilizando-se do poder criativo e imaginário.

A arte trazida pelos africanos é comumente encontrada na sua religiosidade, nos rituais, nos valores, na estética, nos simbolismos, na linguagem, nas tradições orais, costumes da vida cotidiana, nas práticas de mercado, nas ciências e na culinária, que aqui se propagou, resultando na complexa cultura afro-brasileira.

Simbolicamente, o Pano da Costa expressa referenciais étnicos, religiosos e profanos. Além do seu papel estético e funcional, traduz a sobrevivência de valores africanos que foram adaptados a outro contexto social e cultural.

Através dessa arte, pretende –se oportunizar o estabelecimento de uma relação com o mundo de vínculos, alianças e simbologias, que são transmitidas por gerações, constituindo uma conexão de caráter universal afinal a arte é o veículo da comunicação, que possibilita verdadeiros elos, que manterão o equilíbrio e a união entre grupos.

Locais: Condomínios Minha Casa Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu